Get Adobe Flash player

 

 
governo ampliou a possibilidade de saque do PIS/Pasep para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. A permissão de saque nessas condições é válida apenas até 28 de setembro, segundo lei sancionada nesta quarta-feira pelo presidente Michel Temer. Até a sanção da lei, a idade mínima para sacar o PIS/Pasep era 70 anos, mas o Planalto já havia editado uma medida provisória reduzindo esse limite para 60 anos.
 

 

A expectativa do governo é que 16 milhões de pessoas, com idade inferior a 60 anos, possam sacar até 16 bilhões de reais do PIS/Pasep. A partir de 28 de setembro, voltam a valer as regras anteriores, ou seja, apenas pessoas com 60 anos ou mais estão aptas a retirar o benefício. Até lá, beneficiários de qualquer idade podem fazer a retirada do dinheiro.
 
Pelos cálculos do governo, o pagamento do PIS/Pasep, incluindo todos os públicos, injetará 39,3 bilhões de reais na economia. Desse total, 18,2 bilhões de reais beneficiam maiores de 60 anos, enquanto outros 16,1 bilhões de reais atendem menores de 60 anos. Outros 5 bilhões de reais já foram pagos até maio.  
 
A rodada de saque do PIS/Pasep faz parte das medidas anunciadas pelo governo para tentar ajudar na retomada da economia. No ano passado, foram liberadas retiradas das contas inativas do FGTS. Na ocasião, a medida garantiu o saque de cerca 40 bilhões de reais pelos trabalhadores à época.
 
Segundo o Ministério do Planejamento, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão anunciar o cronograma para o pagamento dos novos beneficiários nesta quarta-feira.
 
Como sacar?
 
Para sacar o PIS, programa para trabalhadores da iniciativa privada, os cotistas precisam procurar a Caixa Econômica Federal para consultar o saldo e calendário de saque. No site do banco, o beneficiário deverá informar seu CPF, ou o número do PIS. O número do PIS pode ser encontrado no cartão do benefício, em anotações na Carteira de Trabalho e no Cartão Cidadão. É preciso também informar a data de nascimento do beneficiário e se a pessoa é aposentada ou não.
 
Em seguida, é preciso cadastrar uma senha, neste outro site da Caixa. Caso o beneficiário possua a Senha Cidadão (usada no Cartão Cidadão), é preciso informar o PIS (NIS), e clicar em “Cadastrar senha”. Depois, aceitar o contrato, informar a Senha Cidadão e registrar a senha desejada para a consulta de cotas. Se não souber o número do PIS, ele pode ser consultado através de outro site (veja como aqui).
 
Quem não tem a Senha Cidadão deve preencher o PIS e clicar em “Esqueci a senha”. Em seguida, aceitar o termo e preencher os dados. Se tiver Cartão Cidadão, ainda é preciso ligar para o número 0800-726-0207 para fazer o pré-cadastramento da senha, e se dirigir a uma lotérica para finalizar o processo. Quem não tiver o cartão, deve ir à Caixa.
 
Os servidores públicos, que participam do Pasep, podem consultar suas cotas em www.bb.com.br/pasep. É preciso informar também CPF, ou então o número de inscrição no programa, que pode estar anotado na carteira de trabalho, além da data de nascimento. (Via: Veja)

 

 

Oposição de Itapetim anuncia apoio a Sílvio Costa para senador

 

No município conhecido como “ventre imortal da poesia”, no Sertão do Pajeú, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa (Avante), conquistou, nesta quarta-feira (13), relevante apoio para a disputa eleitoral de outubro. A oposição de Itapetim, liderada por Anderson Lopes – PTB, candidato a prefeito em 2016 – e José Lopes, ex-prefeito pelo PSB, decidiu abraçar a pré-candidatura de Sílvio Costa na região.

 

Terra da poesia e de grandes poetas repentistas, dentre eles os irmãos Batista (Louro, Dimas e Otacílio) e Rogaciano Leite, Itapetim vai ter na oposição municipal a condutora da campanha ao Senado do vice-líder da oposição ao governo Temer e considerado “maior lulista de Pernambuco”, Sílvio Costa. Os advogados Anderson Lopes, 33 anos, e o pai e ex-prefeito José Lopes, 68 anos, declararam o apoio em encontro político na cidade sertaneja.

 

Itapetim tem uma população estimada 13,6 mil habitantes (IBGE, 2017). O nome “Itapetim” é oriundo da língua tupi e significa “pedra achatada branca”. Nasceu com o nome de Umburanas, em razão da quantidade de árvores nativas com esse nome. O município foi fundado por tropeiros, almocreves que transportavam bens, principalmente gêneros alimentícios vindos de Sertânia e Flores para Princesa Isabel e São José de Espinharas, na Paraíba.

 

No local, faziam troca de mercadorias, surgindo então um comércio de tecidos, louças, joias e calçados. Itapetim desmembrou-se de São José do Egito em 1953. Com o crescimento, as principais atividades econômicas passaram a ser agrícolas, como a castanha de caju, agave, laranja, banana, goiaba e manga, mas tem também relevantes pecuária e comércio. É o município mais setentrional do estado de Pernambuco.

 

PROCON NOTIFICA PETROBRAS SOBRE DESABASTECIMENTO DE GÁS DE COZINHA EM PERNAMBUCO

 
O Procon-PE emitiu ontem terça-feira (12) uma notificação pedindo à Petrobras celeridade no atendimento às companhias distribuidoras de gás de cozinha, em Pernambuco. Mais de dez dias após o fim da greve dos caminhoneiros, que limitou o fluxo de caminhões que transportam os botijões do Porto de Suape, no Grande Recife, moradores continuam enfrentando grandes filas e falta de estoque nas distribuidoras.
 
O prazo dado à estatal para responder aos questionamentos é de até 72h. De acordo com o órgão, 71.104 mil botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) ficaram parados, por dia, durante a greve, o que causou uma demanda reprimida de 639 mil produtos durante o período.
 
As distribuidoras, por sua vez, denunciam que não estão conseguindo normalizar o atendimento à população por causa da Petrobrás. Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), há um excedente de gás no Rio de Janeiro e no Espírito Santo que poderia suprir a demanda de Pernambuco.
 
Por meio de nota, a Petrobras afirmou que "as vendas de GLP encontram-se acima do compromissado com as distribuidoras para o mês de junho e que as entregas se encontram normais nos diversos pontos de fornecimento do país".
 
A estatal diz, ainda, que "os estoques da Petrobras desse produto a nível nacional são equivalentes aproximadamente nove dias de consumo do país" e, em Pernambuco, "a Petrobras está entregando gás de cozinha durante as 24 horas do dia para as distribuidoras em Ipojuca [no Grande Recife], tendo disponibilidade de estoque em navios no Porto de Suape equivalente a 40 dias de entrega local".
 
Recomendação
 
Além de notificar a Petrobras, o Procon-PE também emitiu uma recomendação, também nesta terça (12), para que as empresas revendedoras limitem-se a comercializar uma unidade por pessoa dos botijões de 13 quilos.
 
Além disso, segundo o órgão, os preços dos produtos devem ser fixados em locais visíveis ao consumidor, contemplando informações como disponibilidade, data prevista de recebimento e quantitativo disponível para venda. Irregularidades podem ser autuadas criminalmente pela Delegacia do Consumidor.
 
O preço médio estipulado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) é de R$ 65 e os estabelecimentos que foram flagrados vendendo o botijão a valores exorbitantes também podem ser autuados.
 
Com um custo médio de R$ 65 no Grande Recife, os botijões de gás não têm sido encontrados com facilidade devido ao abastecimento irregular. A reportagem da TV Globo flagrou comerciantes que começaram a cobrar preços abusivos diante da dificuldade que os consumidores têm tido para comprar o produto.
 
Segundo o Procon-PE, os preços abusivos são ilegais e a população pode fazer denúncias na internet ou pelo número 0800.282.1512. A ligação é gratuita. A fiscalização também foi ampliada para coibir práticas que causem prejuízo aos consumidores.
 

Mulher é presa transportando mais de 10 kg de maconha no Sertão

O Gati montou dois bloqueios em rodovias para conseguir apreender a droga / Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Um mulher foi presa com mais de 10 kg de maconha na manhã desta quarta-feira (13), na BR-116, no município de Cabrobó, no Sertão do Estado. De acordo com a Polícia militar (PM), ele estava transportando a droga em uma van.

Os policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) receberam a informação de que seria realizado um transporte de droga da cidade de Cabrobó para Arcoverde. Foram montados dois bloqueios, um em Belém de São Francisco e outro no povoado de Murici, onde foram encontrados os 10,168 kg de maconha.

A droga estava dentro de uma mala preta, dividida em várias embalagens. Ela e a droga foram encaminhadas à Polícia Federal de Salgueiro, também no Sertão.

Outra apreensão

A PM também deteve na manhã desta quarta dois homens por porte ilegal de entorpecente, na cidade de Ouricuri, também no Sertão pernambucano. Com a dupla foram encontradas uma pequena quantidade de maconha e uma muda da mesma droga. 

Os dois foram presos durante uma ronda no bairro Capela de São Braz. O material foi encaminhado, junto com eles, à delegacia de Ouricuri.

 
Desabastecimento
 
Nos locais onde chega gás de cozinha, os botijões de 13 quilos passam poucas horas no estoque, por causa das longas filas que se formam em frente aos estabelecimentos. No sábado (9), em muitos pontos de venda, o produto sequer chegou para revenda. Com isso, o carvão vem sendo vendido nesses locais como alternativa para cozinhar.
 
Do G1/ Petrolina
 

Professores de Ouricuri, no Sertão, fazem protesto em frente à Prefeitura reivindicando reajuste salarial


Os professores de Ouricuri, no Sertão pernambucano, protestaram a frente da Prefeitura municipal. O motivo é o restante do reajuste que falta, os 3.81% que o prefeito Ricardo Ramos (PSDB) ficou de negociar em maio passado com o Sindsep para implantar esse restante e não fez.  

Ontem (12) ele enviou um projeto para Câmara Municipal e seria aprovado se os professores não estivessem lá, que era de 1% em junho, 1% em julho e 1.81% em dezembro sem o receber o retroativo, o que causou revolta não só dos professores como de toda a população de Ouricuri, que entende a necessidade de valorizar a categoria para garantir o futuro do município.