Get Adobe Flash player

 

 

Petrolina sai mais uma vez na frente e tem motivos para comemorar: A Atenção Básica do município alcançou o 1º lugar em Pernambuco e a 8ª no Brasil. Isso é o que mostra a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com ações efetivas direcionadas à saúde pública.

As equipes de saúde da família, estruturas e equipamentos das unidades de saúde são analisadas de forma individual em visitas feitas pelo Ministério da Saúde, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Na avaliação de 2017, Petrolina alcançou 3 ‘Ótimos’, cerca de 30 ‘Muito Bons’, cerca de 30 ‘Bons’ e apenas 5 ‘Regular’, números superiores à avaliação de 2015, onde o município recebeu mais de 60 ‘regular’, 11 ‘bons’ e 2 ‘ótimos. O repasse, que era de R$ 218.300,00, teve um aumento de 120%, subindo para R$ 496.145,00. Até o mês de dezembro será divulgado o desempenho das equipes do NASF e também da saúde bucal.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o excelente resultado foi possível graças a esforço conjunto de todos os setores da pasta. “Estamos muito satisfeitos com o primeiro lugar da nossa Atenção Básica em Pernambuco e a oitava no país. Isso se deve principalmente ao empenho de todas as pessoas que trabalham na atenção básica do município. Trabalhamos diariamente para melhorarmos ainda mais os nossos indicadores, ofertando uma saúde pública de qualidade à população petrolinense e desejamos ser não somente a melhor Atenção Básica do Estado, mas sim do país “, comemora.

 

 

 

Duas carretas são assaltadas em postos de combustível na BR-116 em Salgueiro

carreta que foi assaltada em Salgueiro é encontrada em Cabrobó — Foto: Divulgação/ PRF

Duas carretas foram assaltadas e os motoristas sequestrados na madrugada desta sexta-feira (14), na BR-116 em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um grupo armado sequestrou, no posto de combustível Cachoeira, o motorista de uma carreta que transportava bebida alcoólica. Os bandidos levaram 16 pneus do veículo e abandonaram a carreta e o motorista no município de Cabrobó.

Também na madrugada desta sexta-feira (14), no posto de combustível Vila Bela, também em Salgueiro, uma carreta com carga de produtos alimentícios foi assaltada, e o motorista sequestrado por homens armados. Foram levados seis pneus. E o veículo e o motorista também foi abandonado em Cabrobó.

Os motoristas prestaram ocorrência na Polícia Rodoviária Federal de Salgueiro. Eles relataram que foram amarrados dentro do veículo durante o assalto e tiveram celulares e dinheiro roubados pelos bandidos.

Segundo a PRF, o mesmo grupo foi responsável pelos dois assaltos. Estima-se ainda que seis pessoas estão envolvidas no crime. Ninguém foi preso.